ARTE E BEM ESTAR

Ao trabalhar como professora assistente na Universidade do Chile no ensino da Atuação e compartilhar as experiências aprendidas com Susan Bloch sobre o método cientifico de indução e gerenciamento emocional Alba Emoting, Josefina se concentrou na técnica. Pouco a pouco começou reconhecer os beneficios que aquela técnica de comunicar emoções trazia para ela e para seus estudantes.

O Teatro, nos ensina através do jogo, a transformar situações psicológicas, relacionais e até sociais como postula Augusto Boal com o Teatro do Oprimido. Hoje, com um pé assentado no bem-estar, Josefina procura se insertar em comunidades diversas tentando comprender o que nos oprime e como nos libertar a partir do teatro, da interpretação e da partilha honesta das nossas emoções e preocupações. Os atores, sendo pessoas comuns e não formadas podem trazer o nível de realidade que precisamos para mudar o mundo.

Últimos workshops disponíveis:
Exibição “A Aula so Visível”

https://noticias.up.pt/2025/02/21/a-aula-do-visivel-inspira-novos-laboratorios-artisticos-da-u-porto/

Inscrições Gratuitas:
LINK

O método científico Alba Emoting consolidou-se como uma ferramenta extremamente poderosa na carreira de Josefina. Fundamentalmente o estudo estabelece seis emoções básicas, cada uma com padrões respiratórios, posturais e faciais específicos para cada uma delas. Susan Bloch os chamou de “padrões efeitores”. Desta forma, Josefina apresenta seu workshop de Performance e Bem-estar onde introduce as pessoas através de interações grupais à diferentes emoções, convidando as pessoas a se olharem mais, conectar com o espaço e como o que oferece a realidade. As pessoas trabalham a consciência corporal em primeiro lugar onde o participante pode reconhecer as diferentes ferramentas de comunicação que possui seu corpo e onde se instala a emoção concretamente nele. Esta última oficina enquadra-se especialmente bem em espaços públicos. Os participantes são eventualmente convidados a interagir com seu ambiente e partilhar as experiências emocionais aprendidas durante a sessão se estiverem a vontade.



Eventualmente a experimentação de exercícios de dissociação corporal conduz às pessoas compreender e interpretar emoções misturadas ou complexas. Este conhecimento foi adquirido através de uma pesquisa pessoal de anos através de cursos com a atriz Paula Zuniga assim como outros de dança, canto e movimento em aulas realizadas tanto no Chile quanto no Vietnã. O trabalho nos leva a refletir sobre como levamos as nossas emoções no dia a dia e como podemos melhorar a nossa relação com elas a partir da consciência do corpo e do manejo respiratório. Um caminho para o autoconhecimento.