INTERPRETAÇÃO

Atualmente, Josefina dá aulas particulares preparando jovens para as provas de seleção universitária da RESAD na Espanha. Para isso, são trabalhados monólogos, canções, leituras dramatizadas, dramatização de histórias e interpretação de poemas.

Assim, a capacidade de acção da artista na pedagogia teatral é bastante ampla.

Primeiramente existe uma abordagem dramática, que familiariza os alunos com o teatro ocidental a partir da compreensão da sua história, reconhecendo os seus principais expoentes, tanto dramaturgos como encenadores. Porém a tese da licenciatura em Artes de Josefina teve por objetivo estudar mais específicamente o ensino pedagógico da poética de Antonin Artaud, a qual teve oportunidade de ensinar por 3 anos na Universidade de Chile a estudantes de Teatro. A prática dos seus cursos também é construída a partir de exercícios de improvisação que expõem aos praticantes principiantes à situação dramática.





.

Josefina propõe também uma abordagem técnica que a sua vez se compõe, por um  lado do trabalho do corpo do ator e, por outro, de sua relação com o espaço.

A primeira enfatiza na consciência e no manejo do corpo, bem como nos diferentes elementos que sustentam uma emoção ou um estado no corpo do intérprete. Para isso, as principais ferramentas são o método científico Alba Emoting de Susan Bloch, bem como exercícios de dissociação corporal coletados de danças orientais tradicionais. Este conhecimento foi adquirido através de uma pesquisa pessoal de anos através de cursos e aulas realizadas tanto no Chile quanto no Vietnã.

Programas de workshop disponíveis mediante solicitação via
e-mail