Francisco Laranjo: Do Gesto Pictórico ao Gesto vivo.

A abordagem do pintor apartir da performatividade.

Quem é Francisco Laranjo e porque é tão relevante para a cidade do Porto? O presente Workshop é uma visita à obra do pintor que considerava a forma como o próprio conteúdo em sua totalidade. A Arte como uma alusão ao divino “… ou seja, à superação de nos mesmos, à procura de um sentido que ultrapasse a nossa compreensão.” Assim o pintor ingressa no abstrato privilegiando o gesto contido, sua potencialidade e sua espontaneidade arbitraria e única mas rigorosa.


Os participantes são convidados a conhecer o ponto de partida de Francisco Laranjo para criarem com o a potencialidade do movimento e da voz.
Mas como interpretar, da perspectiva do movimento, um artista pictórico que, na verdade, escolhe a pintura principalmente por causa de sua permanência?

As Artes efémeras contemplam som, voz e ação física, sitos tres elementos precisam de um tempo e um espaço para acontecer. Podemos então nos perguntar, quais são os principios mais puros do movimento? Da expressão?

Por outro lado, Francisco Laranjo gosta do silêncio.
Será então uma visita em silêncio.


A experiencia procura de ser imersiva e desenvolver a percepção e criatividade das pessoas. Ativar o corpo faz parte de nossa saude e bem-estar. A expressão autentica e minimalista, simples mas contundente do Pintor, que sempre viu a exposição como territorio de composição, é um maravilhoso ponto de partida para nos dar permissão e operar a partir da abstração, sem maiores pretensões.

O gesto puro, sem narrativa, sem ser referencia de outra coisa, sem a escravidão do significado, é uma celebração da expressão mesma. A crença de que a arte pura, a forma em si, a cor, se necessária, são mais do que suficientes para impactar o olhar do espectador.

Duração: 2 horas

A primeira seção de introduce ao pintor e seus principios em termos teóricos. Logo aprendemos principios simples de movimento e de comunicação não verbal em grupo.
Na segunda seção aplicaremos conteúdos da primeira seção numa visita da obra do Pintor.

Uma forma de perpetuar su legado, de discutirmos sua visão, e de conectar-mos com a pureza da forma num acto de liberação e de descanso mental.

Se recomenda aos participantes assistir em roupas confortáveis.