CANTO

Josefina foi operada às cordas vocais aos 19 anos, durante o seu primeiro ano de estudo. Isto significou uma tremenda oportunidade para aprender a usar seu aparelho respiratório do zero mais uma vez, e poder transmitir se conhecimento aos outros. Como atriz, a forma de abordar o canto em termos pedagógicos é a partir da interpretação e do manejo corporal, onde o corpo é transformado em instrumento. Assim, suas aulas exploram os diferentes ressonadores do corpo, seus sons, os suportes vocais e as possíveis tensões de seus alunos. Eventualmente, os padrões efetores das seis emoções básicas propostas por Susan Bloch no seu método Alba Emoting são colocados ao serviço do canto e da interpretação, apelando à sensibilidade, imaginação e criatividade do cantor.

“As emoções ativam o sistema respiratório de forma instintiva e involuntária. Nesse sentido, a canção se instala com a propriedade da emoção evocada, sua qualidade e sua potência” 

Hoje Josefina mantém um horário regular de aulas particulares de canto e procura espaços para realizar o seu primeiro workshop de canto interpretativo no Porto. Este ultimo, pretende experimentar a voz a partir de dinâmicas grupais que permitam reconhecer o trabalho tanto no corpo de si como no dos outros.