De Paulo Luís Almeida
WORKSHOP
Josefina Fuentes
PERFORMANCE E IDENTIDADE CIDADÃ
A exposição de Paulo Luis Almeida na Casa Comum da Universidade do Porto convida-nos a observar as Palmeiras como grandes estandartes vivos que estruturam a cidade e permeiam a identidade dos seus moradores.
Assim, o presente workshop vai em procura da rota das palmeiras na memória dos seus cidadãos.
DESCRIÇÃO:
Em dois blocos de 50 minutos os participantes receberão treino de expressão corporal e emotiva e participarão de dinâmicas teatrais entorno a memórias, músicas, partilhas e representações respeito das palmeiras e a ideia que temos sobre identidade.
O primeiro bloco apresenta aos participantes exercícios de consciência corporal e espacial. Também ensina técnicas de comunicação não verbal e estimula a percepção do espaço por meio de uma visita guiada. Nela, o primeiro bloco acaba com a experimentação de padrões emocionais do método Alba Emoting que vinculam ao participante com o espaço e com sua principal ferramenta de trabalho, o corpo.
Num segundo bloco se procura mergulhar nas memorias dos participantes e seu relacionamento com as Palmeiras, na pesquisa de uma narrativa, de um discurso, de histórias. Graças à generosidade da ficção e sob a suposta necessidade de defender a palmeira no espaço público, os participantes são desafiados a desenvolver a sua criatividade, a sua capacidade de comunicar e sustentar ideias, ao mesmo tempo que nos convida a reconstruir o conceito que temos sobre identidade e cultura.

Duração: 2 horas
Datas: 13, 14, 20 e 21 de Novembro
Horário: 18:00 a 20:00 horas
Casa Comum, Universidade do Porto.
Se recomenda assistir com roupas desportivas.
